O Solar Buggy é um microcarro que reúne as energias solar e elétrica e pretende ser o veículo “limpo” mais compacto e acessível do mercado. O projeto é da startup holandesa Squad Mobility e as primeiras unidades começam a chegar ao mercado americano no próximo ano, a um valor de US$ 6.250.
O veículo é um carro elétrico movido a energia solar, que serve para carregar as baterias. Ao todo são quatro, o que garante uma autonomia de 100 km.
Nos planos da empresa, há uma demanda por veículos elétricos de baixa velocidade que podem ser utilizados em locais como campos de golfe, hotéis, resorts e atendimento de serviços urbanos.
A versão europeia do Solar Buggy pode chegar a até 70 km/h em uma de suas versões. Nos Estados Unidos, para ser classificado como veículo de baixa velocidade, o máximo é de 40 km/h.
Por ser abastecido por energia solar, esse tipo de veículo é mais adequado para o uso urbano e curta distância, já que a capacidade de geração de energia está ligada ao tamanho dos painéis solares, que ficam instalados nas carrocerias.
A eficiência desse tipo de veículo, porém, depende das condições solares. Em dias nublados ou no período noturno, a capacidade de geração de energia fica comprometida.