Festival de música na Inglaterra terá energia 100% renovável

A cidade de Bristol, na Inglaterra, será palco do primeiro festival de música 100% alimentado por energia elétrica renovável. O Act 1.5 irá acontecer no dia 25 de agosto e é uma iniciativa da banda Massive Attack.

No local do evento, a energia utilizada será solar ou a bateria e todos os resíduos gerados serão realocados em um aterro. Já em relação ao fornecimento de bebidas e alimentos para os participantes do festival, os vendedores terão que atestar que utilizam produtos de origem local – não haverá itens com carne.

A principal preocupação, no entanto, é com a locomoção dos fãs. Estudo do cineasta e ativista do clima Mark Donne, que é parceiro da banda, estima que entre 65% e 85% das emissões produzidas por um festival são provocadas pelo deslocamento do público até o local dos shows.

Por essa razão, os fãs de Bristol terão prioridade no acesso aos ingressos, as viagens de trem serão estimuladas e o evento vai disponibilizar ônibus elétricos gratuitos para que as pessoas se desloquem entre a estação e a arena do evento.

Já os artistas que farão parte do festival irão utilizar no deslocamento na cidade veículos elétricos ou alimentados por biocombustível. A banda, em 2019, já havia abandonado o uso de jatos particulares para as turnês.

Robert Del Naja, fundador do Massive Attack, espera que o Act 1.5 sirva de parâmetro para a indústria da música ao vivo.

Essa não é a primeira iniciativa da banda em tentar mostrar a importância em reduzir o impacto ambiental gerado por festivais. Em 2021, foi lançado o estudo “Super-Low Carbon Live Music”, feito em parceria com professores da Universidade de Manchester e foi feito com base em uma turnê do Massive Attack iniciada em 2019.

O documento sugere que os artistas, sempre que possível, façam o deslocamento de trem e reduzam a quantidade de equipamentos que transportam. Além disso, recomenda que as casas de show utilizem energia renovável, tenham espaço para bicicletários e estimulem o uso de transporte público.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie seu artigo

Tem sugestões de pautas e/ou artigos e deseja divulgar? Envie-nos e aguarde nosso contato.

Artigos Relacionados