Energia renovável vira área de estudo em doutorado no ES

O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), ligado à Universidade Federal do Estado (UFES), deu início ao seu programa de doutorado em energia no campus de São Mateus. São duas as áreas de estudo: eficiência energética; e petróleo, gás e energias renováveis.

A primeira turma contará com 12 vagas que serão distribuídas pelas três áreas de ensino. O estabelecimento de ensino já possui mestrado em energia. O doutorado tem como objetivo elevar a contribuição técnica e científica para a área.

“Da Ceunes, que era uma coordenação, para o Ceunes, décimo centro de ensino criado na UFES, muito foi feito, muito foi conquistado e muito ainda há de vir, fruto sempre de muito trabalho. O doutorado em Energia é fruto desse trabalho”, destacou Eustáquio de Castro, reitor eleito da UFES.

A aprovação para a criação desse dourado foi dada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em junho do ano passado.

De acordo com o estabelecimento, o objetivo é formar “recursos humanos qualificados visando estudar a produção, o processamento de energia, petróleo e gás, bem como desenvolver materiais, tecnologias e processos energeticamente eficientes”.

Outras universidades federais também possuem dourado em energia, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do ABC (UFABC).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie seu artigo

Tem sugestões de pautas e/ou artigos e deseja divulgar? Envie-nos e aguarde nosso contato.

Artigos Relacionados