Energia renovável na aviação comercial

Um acordo entre uma administradora de aeroportos e companhias aéreas vai permitir que os aviões utilizem energia renovável no período que estiverem em solo. Essa é uma das tentativas do setor para contribuir com a redução das emissões de gás carbônico – as aeronaves utilizam querosene de aviação.

Azul, Gol e Latam fecharam um acordo com a Zurich Airport Brasil, que administra os aeroportos de Florianópolis (SC) e Vitória (SP) para que a parte elétrica e os aparelhos de ar-condicionado das aeronaves, quando em solo, funcionem com energia renovável.

O grupo suíço investiu R$ 17 milhões em equipamentos para viabilizar o projeto. A energia é comprada no mercado livre e certificada por um I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável).

Esse sistema está sendo instalado nas dez pontes de embarque e desembarque do terminal de Florianópolis. Em Vitória, as seis pontes contarão com esse sistema, que passará a ser utilizado a partir de dezembro.

Antes dessa solução, a saída para alimentar os aviões em solo era utilizar geradores a diesel ou acionar a turbina do próprio avião. A estimativa é que o sistema com energia renovável reduza a emissão em cerca de 1.300 toneladas de CO² por ano no terminal de Florianópolis e 1.200 toneladas anuais em Vitória.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie seu artigo

Tem sugestões de pautas e/ou artigos e deseja divulgar? Envie-nos e aguarde nosso contato.

Artigos Relacionados