A promessa do presidente chinês Xi Jinping em triplicar a geração de energia renovável nos próximos seis anos conta com um elemento de peso: o armazenamento por gravidade. A estrutura do sistema EVx é formada por blocos de concreto que são responsáveis por “guardar” o excesso de eletricidade produzida por outras fontes.
A metodologia evita o desperdício e possibilita que a “carga energética” seja utilizada posteriormente. O acesso ao conteúdo ocorre quando o bloco desce sob a operação de um mecanismo que aciona um gerador com capacidade para transformar a energia potencial em eletricidade.
O projeto da empresa suíça Energy Vault Holdings Inc está em implementação no condado de Rudong, na China, e será o primeiro sistema comercial de armazenamento de energia por gravidade em escala global do mundo. A plataforma será implantada em sete locais na China, totalizando 3,26 GWh, com um custo de mais de US$ 1 bilhão de dólares.
Os mais recentes acordos são com diferentes governos provinciais chineses e para construções do sistema de armazenamento de energia por gravidade de 100 MWh em Zhangjiakou, outro idêntico em Suzhou; um de 200 MWh no condado de Jinta; Songyuan terá complexo de 660 MWh; e 100 MWh em Yining.
O EVx GESS está localizado em Rudong, China, começou a ser comissionado em junho. Após a interconexão final da rede estadual, ele se tornará o primeiro sistema comercial de armazenamento de energia hidrogravitacional não bombeado em escala de serviço público do mundo, disse a empresa.
“A inovadora tecnologia de armazenamento de energia por gravidade da Energy Vault está tendo uma forte demanda na China devido à longa vida útil desses ativos e ao conteúdo econômico local significativo que ajuda a atender aos requisitos de armazenamento de energia exigidos pelo estado que acompanham o rápido crescimento das implantações de energia renovável na China”, comentou Presidente da China Tianying, Yan Shengjun.